domingo, 1 de setembro de 2013

Caloura Beach, Sea-shore and Hotel (S. Miguel Island - Azores - Portugal)


Caloura
Beach, Sea-shore and Hotel
 (S. Miguel Island - Azores - Portugal)
Summer - 2013

Com semelhança às tipicas Fajãs das Ilhas Açorianas, esta parece ter uma genese algo diferente, razão pela qual a forma e cores dos afloramentos rochosos lhe dão uma personalidade muito propria.

Integrada no perimetro da Água do Pau, concelho da Lagoa, está fisicamente mais baixa, proxima do nivel do mar, separada por uma falésia semelhante ao bordo de um vulcão. Quem passa pela Água do Pau, entre P. Delgada e Vila Franca, só tem acesso visual à Caloura em um ou dois pontos priveligiados criados para o efeito. Portanto, que verdadeiramente quiser ver, tem de a ir.




Local de Veraneio, à séculos, esteve outrora ocupado dominatemente por vinhas associadas às casas e adegas dos proprietários do local. Embora presentemente essa cultura (vinha) estejam em extinção, permanecem ainda alguns sinais, materializados atravez dos muros de pedra seca, contruidos para arrumar a pedra solta e como abrigo da vinha.

Nas ultimas décadas, o aumento do tempo de lazer e da capacidade de consumo da população da ilha, resultou numa acelerada procura deste local para construções de veraneio, procura essa originalmente expressa de forma genuina ou autónoma mas que, nas ultimas duas décadas, foi (bem ou mal) condicionada pelo poder autárquico. Por essa razão se notam misturados sinais tipicos da arquitectura local tradicional com a moderna tendecia dos "caixotes de sapatos", tão cara às modernas escolas de arquitectura nacionais mas que pouco tem a ver com a cultura e com a sensibilidade estetica da população açoriana e portuguesa (popular ou erudita). 
Todavia, na nossa opinião, apesar duma intervenção negativa no patrocinio, por parte dos serviços da autarquia, na estética das novas construções, as infra-estruturas viárias e de acesso balnear merecem um claro aplauso, notando-se uma aplicação consistente dos materiais locais, contribuindo assim para a manutenção das cores, texturas e silhuetas que são a imagem de marca da zona e contribuem para a manutenção da identidade propria do local. Este é um dos locais onde a globalização da estética urbana ainda não teve efeitos irreversiveis e esperemos que os poderes locais tenham a visão e a força necessárias para evitar que esta "perola" urbano-rural se transforme em mais um local destinado a amontoar  "caixotes de sapatos" arquitectónicos e imobiliários.











Um dos bons exemplos de boa arquitectura costeira na Caloura e da Ilha: o Hotel Caloura.

Felizmente, ou infelizmente, é exemplo raro de ocupação hoteleira costeira da ilha. Nas ultimas décadas, com a proliferação de serviços publicos com intendencia no licenciamento e com a proliferação de planos de ordenamento com força legal, nem as iniciativas hoteleiras de sabor internacional tiveram grandes chances no panorama turistico insular costeiro (não urbano). Por essa razão este pequeno hotel tanto se destaca no melhor sentido; nasceu no tempo certo ... e local apropriado.




































Sem comentários: