segunda-feira, 9 de junho de 2014

Imposição de Insignias - ou conquista de consentimento?



Sessão Solene de comemoração do Dia dos Açores - Nordeste - 10 de Junho 2014
Promovida pela ALRAA
Assinalada pela imposição de 27 Insígnias Honoríficas.

Os instrumentos do exercício e manutenção do poder são, por vezes, veiculos de navegação profunda. Ninguém vê os "submarinos" deabularem pelos mares mas que eles estão por lá a cumprir a sua função, estão.

A imposição das insignias em titulo não serão uma dessas acções "submarinas", onde apenas se notam manifestações de superficie mas onde não se notam nem as causas nem os propósitos? Não estará a ALRAA a engrandecer quem já conquistou "grandeza" em vida (qualquer que tenha sido ela)? Ou, pelo contrário, estará a tenter "sugar" e absorver as "grandezas" alheias?

Será que a atribuição destas insígnias não é uma daquelas operações onde duma só cajadada se matam dois coelhos? É que, através dela poderão estar os promotores, também, a comprar (baratinho), aos agraciados e seus "admiradores", o prolongamento do consentimento e submissão ao poder "democrático" vigente.


A propósito do anúncio deste evento alguém exclamava um dia destes: "fulano, enquanto foi vivo, foi tratado com desconsideração; agora, depois de morto, condecoram-no"!
Exaltar vidas e exemplos, que à luz daquilo que se valoriza sejam  merecedores se serem seguidos como exemplos, é bom. Dirige-se assim a corrente social no bom sentido e, se os seus elementos de referencia se sentirem mimados e reconhecidos, contribui-se para a paz social no regime estabelecido ou para a minimização de conflitos.

Contudo parece irónico que esta comemoração seja feita em local onde, como pano de fundo (Piscina do Nordeste), aparece um dos símbolos daquilo que de pior tem produzido esta "democracia": a escravatura da dívida desnecessária, socialmente injustificável e eticamente inaceitável.
Se este evento ao menos servisse como cerimónia de “entrega do osso a quem comeu a carne (quase dez milhões)", merecia aplauso da maioria. Todavia esta democracia não tem dado frutos dessa natureza e este caso, provavelmente, não será a excepção.

FLAVIUS ATLANTIKUS: Piscinas Cobertas da Câmara Municipal do Nordeste - Açores


 

Sem comentários: