quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Feira Quinhentista (Medieval) da Ribeira Grande - 2014



Há já alguns anos que a Câmara Municipal da Ribeira Grande organiza este tipo de "fim de semana". Por razões diversas nunca tivemos oportunidade de o visitar antes - mas este ano fomos.

As imagens mais marcantes retidas na memória eram a dum "Medieval Times Diner", à alguns anos em Toronto (http://www.medievaltimes.com/toronto.aspx). Por isso alguma curiosidade acerca do figurino ou desempenho desta organização e actores.
Só lá fomos no Sábado à noite e, portanto, não vimos tudo. Todavia, apesar da grande diferença do evento canadiano acima apontado, vale a pena visitar este.

Não é evento nativo, uma vez que está enquadrado numa rede com expressão nacional, com grande parte de actores (e guarda roupa) itinerantes (http://mercadomedieval.pt/calendario-2013/calendario/) mas vai criando, aos poucos, uma marca no calendário lúdico e estival da Ilha.



Não parece haver por aqui grande preocupação com rigor histórico nestas "feiras" mas sim com o entretenimento num ambiente com alguns ecos medievais. E o povo adere, em quantidade. E até alguma incorporação de "recursos" locais já é notória (músicos, cavalos e outros).


 


O guião não é necessariamente adaptado os tempos antigos nas ilhas (depois de1450). É uma feira destinada a ser "vendida" em qualquer cidade portuguesa - cuja população tenha algum imaginário sobre as guerras/conflitos entre Cristianismo (Portugueses) e o Islão (Mouros/Magrebinos). Aliás, dos tempos medievais pouco ou nada reza a história oficial sobre estas ilhas - dai chamarem a esta de feira "quinhentista".




Há exibições para quase todos os gostos neste espaço, mas o pano de fundo, ou denominador comum, são as tascas e as vendas de "bugigangas" associadas. Até "boticas", com medicinas medievais existiam por ali.























 A falcoaria era uma das partes interessantes - apesar dos mochos e corujas serem bem mais exóticos e estranhos naquela colecção.


E uma das partes altas da noite de Sábado: O espectáculo hípico, com demonstrações de perícia, duelos e comédia.



 



Sem comentários: