domingo, 24 de agosto de 2014

Maré de Agosto 2014 - Santa Maria - Açores (Azores)

Na perspectiva de quem vai ao porto levar e buscar passageiros.

Com partida a 22 de Agosto, muita da rapaziada entre os 16 e os 26 anos embarca rumo à ilha solarenga de Santa Maria - com o pretexto dos concertos de musica, mas com o objectivo principal de estarem, em autonomia, um fim de semana com os amigos, longe do território habitual.
 
 
Esta foi a trigésima edição - mas só começou a gerar grande afluência após a introdução da carreira marítima estival (na dinastia de Carlos César). No inicio, com o objectivo de criar adesão e hábitos, as tarifas (custo dos bilhetes) era quase irrelevante - mas, com os anos, foram subindo até se aproximarem das da SATA Air Açores.
 
 
Como acontece por essa Região acima (Praia da Vitória, Cais do Pico, Monteverde, etc), estes concertos sobrevivem à custa do patrocínio dos Governos, quer na organização dos eventos, quer no financiamento dos enormes deficits de exploração da carreira marítima estival. E diga-se de passagem: pode faltar aos governos recursos para tudo mas para esta animação não tem faltado.



Acostado ao ais estava uma embarcação de recreio/demonstração estranha, de seu nome "ONTONG JAVA".

Catamaran de madeira, de balsas assimétricas, construído e armado segundo padrões e técnicas da antiga Polinésia.

Imaginar  como pode esta embarcação já ter corrido meio mundo, não é coisa fácil.
 

Por curiosidade procuramos saber quem são estes "marujos" e encontramos estas ligações:

http://www.atomvoyages.com/articles/sailor-interviews/327-hans-klaar-building-and-sailing-the-polynesian-double-canoe-ontong-java.html
http://wharram.eu//live//article.php?story=20091211171038282
http://wharram.eu//live//article.php?story=20071003181619589
http://tacking-outrigger.com/hans_klaar.html

Dia 24 de Agosto: Já cansados e mal dormidos, é chegada a hora do regresso.
Mas a temporada de "concertos" ainda não acabou; ainda os vão haver pela ilha e fora dela ...
Pena é que estes eventos mobilizam esta juventude numa postura passiva: pagam e seguem as "guidelines" juntos. Nada disto decorre da sua iniciativa ou condução. Assim, isto tem dose de entretenimento e animação ... mas tem também alguma de consolidação de atitude "seguidista"  ... num ambiente artificial criado por quem paga o grosso da grande factura associada.

 
 
 
 
 
 


Sem comentários: